Os top 5 nichos da Hotmart em 2021 e o que eles têm de diferente para vender mais
Erico Rocha, Mairo Vergara, Alex Vargas, Paulo Cuenca.
Tenho certeza que se você é um infoprodutor ou afiliado digital você conhece pelo menos um desses nomes, esses caras são parte dos maiores nomes que nós temos nesse mundo de infoprodutores atualmente.
Eles conseguem atuar desde o mercado de marketing digital até mesmo a venda de cursos sobre leilões.
Os produtos que esses caras criam e as estratégias que usam com certeza vão dar certo, mas será que eles fazem isso apenas estalando os dedos ou agindo sem pensar para conseguir vender?
Não, para começar a dar tudo certo eles escolhem ou criam produtos que sabem que vão vender. Mas como eles fazem isso? Parece difícil, mas é muito simples eles escolhem produtos que sanam a necessidade do cliente, produtos que agem na dor do cliente. Como assim?
Pense por exemplo naquele cara que está vendendo água no semáforo, por que ele vende água ali? As pessoas que estão no carro não têm como sair e muitos estão no carro há muito tempo, isso gera uma necessidade nelas de tomar água, mas como elas não têm como sair precisam que alguém leve a elas essa água.
Beleza, entendi, mas… o que essa história toda tem a ver com infoprodutos que vendem?
Assim como a água acabou com a necessidade do cliente, o seu produto (ou o produto que você vende como afiliado) tem que acabar com uma necessidade do seu cliente, alguma dor que ele tenha.
Pense por exemplo qual a maior necessidade do meu público? Talvez se você já conhece o público que está trabalhando você vai saber o que afeta o seu público, mas se você não conhece tem outros métodos que podem ser usados.
Conteúdo desse artigo
Conhecendo seu público sem saber quem são
Você já sabe que para vender mais você tem que conhecer o seu público e principalmente a dor dele, mas como fazer isso se você nem sabe quem são essas pessoas?
Nesse caso é bom que você pesquise sobre o público que você vai trabalhar pra conseguir atuar na dor do seu cliente, esses 5 nichos que falaremos mais à frente se colocados em prática juntamente com essas dicas serão altamente eficazes.
Como fazer isso na prática, existem métodos muito simples que nos ajudam nesses momentos. Temos o Google e Youtube que vão nos ajudar muito. Por exemplo se você deseja trabalhar com o nicho de lifestyle (Estilo de vida) e quer vender produtos para emagrecimento.
Você vai procurar “como emagrecer” na própria barra de pesquisa e vai aparecer as dores do seu cliente o que as pessoas mais procuram. Coisas como “como emagrecer correndo”, “como emagrecer dançando” ou “como emagrecer na gravidez”.
Assim, você consegue traçar um melhor perfil para o seu cliente e vai descobrir coisas que não estão tão aparentes quando ele apenas compra o seu produto. Principalmente se você vende seu produto de forma orgânica traçar esse perfil e descobrir essas dores é fundamental.
Porém, para tudo isso é necessário escolher os seus produtos e nicho antes de todo esse processo de conhecer a dor do seu cliente. Agora vamos ver esses 5 nichos que podemos dizer que vendem como água:
Nicho 1 – Alimentação
Dentro do nicho de alimentação temos uma variedade quase que infinita para ser trabalhada, desde produtos para melhorar a alimentação à doces que podem ser vendidos e gerar uma renda extra.
Você já deve ter ouvido falar da dieta dos 21 dias, 18 dias e por ai vamos, uma infinidade de receitas que servem para mudar a alimentação, temos também os e-books lowcarb, dietas lowcarb.
50 receitas lucrativas, as receitas que mais vendem, bolo de bote para vender, como lucrar com doces gourmet, são e-books e cursos que temos nesse nicho de alimentação que podemos até mesmo dizer que fazem parte do nicho de ganhar dinheiro, e que também vendem como “água”.
Não são só os sub-nichos de receitas lucrativas e receitas para mudar a alimentação que dão certo nesse mercado, temos ainda cursos e e-books que ensinam a pessoa a cozinhar, muitos têm muita necessidade disso, porém não sabe nem como começar.
Todos esses produtos podemos ver que em comum eles sanam algum tipo de necessidade dos clientes, como as receitas elas mudam a alimentação fazendo as pessoas serem mais felizes com seus corpos.
A receitas lucrativas dão dinheiro, o que basicamente todo mundo precisa e é uma grande necessidade desse seu cliente. Essa parte até mesmo ativa algumas emoções e instintos dos seres humanos como sobrevivência da espécie e herança.
Paulo Cuenca é um dos grandes influenciadores e infoprodutor desse nicho, alguns acabam nem sabendo, mas por trás da heroína Dani Noce, temos esse cara que manja muito de marketing. Pra você ter uma ideia ele faturou 6 dígitos só no instagram.
Mas será que pra ter esses resultados praticamente incríveis foi só sorte? Sem dúvida não, ele conhecia e conhece muito bem o público que tem, até mesmo chamam seu público por um nome específico.
Nicho 2 – Lifestyle
Hoje o que as pessoas mais querem é ser saudáveis e produtivas. Mas muitos não sabem como fazer isso, outros já querem fazer isso de uma forma que seja mais fácil e rápida.
A verdade é que dentro desse nicho os clientes têm diversas dores que você pode e deve trabalhar em cima. Alguns dos clientes não querem perder tempo então buscam produtos que não gastam muito tempo ou que possam ter um resultado mais rápido o possível.
E não é só isso, tem clientes que estão com medo do que pode acontecer com eles por não estarem cuidando tão bem como gostariam da sua saúde.
E também temos aqueles que não estão felizes com seu corpo e quando envolve esse tipo de coisa meu amigo pode ter certeza a venda do produto vai ser muito mais fácil, as pessoas hoje prezam de mais a aparência e o que é externo.
Mas não é só sobre bem-estar e estética que as pessoas desse nicho estão buscando. Existem aquelas cujo objetivo é se desenvolver pessoalmente, ou mesmo entender e tratar desafios como o Autismo. Produtos como cursos de coach ou cursos ensinando a desenvolver o conhecimento também vão muito bem.
Muitas pessoas querem se destacar na multidão por terem habilidades diferentes, conhecimentos diferentes ou apenas saber como agir em certa ocasião. Até mesmo dentro do desenvolvimento pessoal existe a questão do relacionamento.
Alguns buscam o desenvolvimento pessoal para manter o relacionamento com aquela pessoa amada ou para conseguir ter um melhor relacionamento.
Uma das maiores buscas nesse nicho é por adquirir conhecimentos de redes sociais, social media… como cursos para Instagram, Editar vídeos e outros na área de design.
Nicho 3 – Ganhar dinheiro e seguir carreira
Vamos lá, 6 em 7, afiliado viking, Fórmula negócio online 3.0, 4.0, 5.0 e por aí vai. A infinidade de cursos de marketing digital e sobre Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores que existem são muitos, e ainda existem muitos sub-nichos nessa área.
Você já deve ter ouvido falar de algum desses cursos ou até mesmo já deve ter feito. Mas você pode pensar, “tem tudo isso mas não deve vender!” Vende e vou te contar um segredo “se existe tanto é porque tem muita gente comprando”.
Porém, que fique claro infoproduto não é só curso de marketing digital, se não for sua área não foque só nisso, esses caras sabem muito bem o que estão fazendo. Para quem deseja atuar nesse nicho temos mais variedades.
Uma delas já chegamos a falar aqui são as receitas que lucram, para quem está começando são os melhores infoprodutos, há uma grande facilidade de vender no Facebook e Instagram de maneira orgânica.
Erico Rocha, o cara do 6 em 7, se você nunca ouvir falar nisso me desculpe, mas você mora numa caverna, esse cara tem tanto anúncio no Facebook, Instagram e Youtube que é difícil ficar sem conhecer ele, ele é quase a coca-cola do marketing digital.
O Erico vende cursos e mentorias de marketing, o produto mais famoso dele como já disse é o famoso curso 6 em 7 que ele ensina as pessoas a fazerem 6 dígitos em 7 dias, para você ter uma ideia esse curso custa em torno de 5 mil reais e tem uma demanda muito alta.
Mas, não se engane se você acha que o Erico já começou vendendo o 6 e 7 e teve muito resultado, a primeira coisa que esse cara vendeu foi um sistema para encontrar bons leilões e não deu muito certo, então ele teve que usar outras estratégias.
Ele começou a vender cursos que ensinavam a como resolver toda a burocracia depois de a pessoa passar pelo leilão e dava como bônus aquele sistema de encontrar bons leilões, o que pra época foi muito bom, pois as pessoas não tinham muita ideia de como encontrá-los.
Já o Alex Vargas outro nome que já foi citado aqui, é dono do curso FNO, que é muito conhecido também, já esse curso sai mais em conta e acaba vendendo em maior quantidade, porém ele é tão grande que alguns até o comparam a uma faculdade, tem muitos anos que o Alex vem desenvolvendo e atualizando esse curso.
Além dos cursos de marketing digital, que vão ensinar a vender mais cursos, vender por dropshipping ou vender outros infoprodutos, temos aqueles cursos que ensinam a pessoa a ter uma profissão no “mundo real”.
Você vai encontrar nessa área curso pra tudo o que pensar, pense em um curso que você acha que não tem ead “curso de pedreiro” tem, “curso de máquinas pesadas” tem existem uma vastidão de cursos ou e-books que vão ajudar essas pessoas a aprimorar a profissão ou desenvolver essas novas habilidades.
A área de seguir carreira é muito interessante, porque você pode conseguir vender até no boca a boca ou de outra forma mais orgânica. Por exemplo, um curso de finanças ou trader você não consegue vendê-lo tão simples de maneira orgânica, se fosse assim não teria tanta propaganda de trader no Youtube.
E falando em trader, existem esses cursos que estão bombando hoje no mercado exatamente sobre esse tema, muitos estão entrando nesse mercado, porém esse é um público mais nichado podemos dizer.
Porém esse cliente você já tem a certeza de qual é a dor dele e pode trabalhar muito em cima de como ela funciona, mas é interessante que você saiba onde esse possível cliente se encontra.
Nicho 4 – Idiomas
Ir a uma viagem sabendo falar o idioma ou poder colocar no currículo que fala mais de uma língua. Essas são apenas duas das dores de muitas pessoas que são clientes nesse nicho.
Mas, já imaginou ter um Personal English Trainer???
Podemos dizer que esse é um dos nichos que mais crescem nesse mercado. São cursos de inglês, cursos de mandarim, de espanhol e por ai vai. Métodos para aprender um idioma em 6 meses, 8 semanas…ou menos. 😳
Novamente podemos entrar na questão que o ser humano mais precisa, tempo, todos nós somos dependentes dele e é a coisa mais valiosa que temos, por isso as pessoas querem economizar. E procuram cursos para falar o idioma em quanto menos tempo for possível e tem pessoas dispostas a desembolsar uma boa grana pra isso.
E tem aquelas pessoas que precisam viajar em pouco tempo e querem falar o idioma já no país que vão estar sem depender de outras pessoas.
O maior vendedor desse nicho é o Mairo Vergara e por alguns anos esse cara foi o top 1 em faturamento da Hotmart. Isso é só pra você ter uma ideia de como esse nicho é rentável.
Esse é outro cara que se você não conhece você está numa caverna, porque em muitos anúncios do Youtube ele também aparece, e não é só isso ele passa praticamente o ano todo sem vender, em uma pequena parcela do ano ele abre o curso e é hora que milhões de reais são feitos!
Mas é claro que ele usa uma estratégia muito boa para conseguir fazer isso. Vou te dar só uma ideia do que esse cara faz. Só pra você ter uma ideia o Mairo é o cara que praticamente ensinou o Erico Rocha a vender na internet.
Como o Mairo vende tanto? Ele segue uma fórmula básica, primeiro ele dá muito conteúdo para o público dele e não só um conteúdo qualquer só pra cumprir tabela, mas um conteúdo com uma qualidade altíssima, aquele conteúdo que você quando vai soltar para o público chega te dar dor de barriga de tão pesado.
Dessa maneira ele prova para o público que ele tem muito conhecimento e cria no público dele uma ideia de reciprocidade, como assim? Pense por exemplo quando você está no mercado, tem lá aquela pessoa que fica dando cafezinho ou pedaços de queijo para você experimentar.
Será que é só pra você experimentar? Não, quando você for comprar esses produtos vai estar mais inclinado a comprar naquele mercado e daquela marca, porque o mercado ou a marca te deu aquele produto e no seu subconsciente você deve isso a eles.
É isso que o Mairo faz, ele fica o ano todo dando um monte de conteúdo para o público e o melhor conteúdo que ele pode dar e depois ele faz o lançamento muito breve do seu curso.
É claro que nessa técnica tem mais coisas envolvidas, não é só a estratégia do queijo. Tem um negócio que o próprio Mairo chama de “jab, jab, jab, jab, right hook” … que na verdade é uma expressão criada por Gary Vee que, na verdade, é o que os boxeadores fazem. Eles vão dando socos e socos, até que dão o gancho de direita e derrubam o oponente.
É claro que você não quer dar um gancho para derrubar o seu cliente, mas isso significa ir dando muito conteúdo para ele, para que, quando você for fazer uma oferta, seja como o gancho que acerta em cheio o cliente e ele compra de você sem pensar duas vezes.
Nicho 5 – Pets
Agora falaremos um pouco do nicho que podemos dizer que mais mexe com o coração dos seres humanos, o que nos traz certo entretenimento.
Só pra você ter uma ideia, uma pesquisa feita aqui no Brasil demonstrou que o número de cachorros em casa é maior que o número de crianças pequenas. E muitas pessoas tratam os seus pets como crianças ou até mesmo filhos.
Por isso, existe uma necessidade muito grande quanto a questão de cuidados, formas de adestrar os animais e até alimentos mais saudáveis para cuidar desses bichinhos.
Visando isso muitos infoprodutores começaram a criar produtos com esse embasamento. Hoje, tem produtos que falam sobre como fazer biscoitos para os animais de forma mais saudável, guias para adestrar o seu animalzinho em casa e como identificar se o seu pet não está bem.
Desses nichos todos, podemos dizer que esse foi o menos explorado, mas assim como o de idiomas é um dos que mais cresce e esse tem um potencial muito grande, principalmente por ser um nicho de entretenimento.
Aqui a forma de vender pode não ser tanto a dor do seu cliente é claro que diversos produtos desse nicho também atuam em dores, como saber o seu bichinho está bem ou então adestrar o seu animal para que faça xixi no lugar correto, são alguns exemplos.
Criar conteúdo que entretenha seu público é uma excelente forma de vender nesse nicho, assim como dar um conteúdo de qualidade para o público gera um instinto de reciprocidade, gerar entretenimento para ele também. E não é só isso a pessoa vai procurar sempre o seu conteúdo por saber que é divertido.
Dentro desse mercado temos também cursos que se encaixam em seguir carreira como o curso de banho e tosa, muitos desejam seguir esse tipo de carreira por ser um ramo que está em constante expansão e que de certa forma traz uma excelente forma de renda.
Aqui é interessante que você gere diversos conteúdos de qualidade para o seu possível cliente também, pois os clientes podem estar em dúvida se querem mesmo isso, então você tem que dar a certeza para eles, que realmente eles querem isso.
Enfim, o que todos esses produtos e nichos têm de diferente?
Eles se destacam principalmente pelo fato de serem produtos que sanam a dor do seu cliente e faz com que ele ganhe mais tempo.
Todos esses nichos têm uma grande variedade de produtos que você pode encontrar na Hotmart, produtos que já estão muito aquecidos e outros menos, mas que têm uma grande chance de serem produtos com uma grande rentabilidade.
É interessante a gente destacar que em todos esses nichos, você tem que entender a dor e a necessidade do seu cliente, se você não fizer isso não vai adiantar nada ter o produto do Erico Rocha ou Mairo Vergara, você não vai conseguir vender.
Com todas essas dicas você percebe realmente que não basta apenas escolher o melhor nicho, é claro que se você escolher um desses nichos a venda já é mais fácil, porém conhecer a dor do seu cliente é muito importante.
Imagine por exemplo um médico, quando eles estão na faculdade eles têm muitas áreas que eles podem se especializar, mas será que adianta ele se especializar e não conhecer os problemas do futuro paciente dele?
O médico vai ter que estudar muito antes de poder atuar, dessa forma quando ele puder finalmente entrar em cena ele vai saber o que receitar para um paciente e como realmente ajudá-lo.
Ou seja, estudar o seu cliente é a melhor forma de saber o que e como “receitar” ou melhor vender um produto para acabar com aquele problema que ele tem.
Em todos esses nichos você pode perceber que os clientes principais estão dispostos a mudar de vida, não é só uma questão de dinheiro para eles. Mas, ter uma vida diferente e poder se destacar na grande multidão.
A conclusão é, você não pode escolher um produto só por gosto pessoal, é claro que se você unir as duas coisas terá um trabalho muito melhor, mas se não for possível é melhor que procure um produto mais rentável!
Esses caras que hoje podemos dizer que estão “estourados” no marketing digital e na venda de infoprodutos, falharam muitas vezes assim como vimos no exemplo do Erico Rocha, todos os outros tiveram dificuldades ou erraram em algum ponto no começo.
Mas, depois que conseguiram escolher e colocar em prática o melhor produto que tinham a disposição, conseguiram ter excelentes resultados. E você vai conseguir também.
Bora trabalhar! 😉